quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Es.Col.A reorganiza-se


Resumo da 18ª assembleia, 1 de Agosto, de novo na escola

No dia 1 de Agosto, pelas 18h30, reunimos novamente na escola do Alto da Fontinha, para a 18ª assembleia da ES.COL.A. Éramos umas 40 pessoas, empenhadas em devolver funcionamento ao espaço. Havia que fazer um ponto de situação relativamente aos grupos de trabalho que, com muita gente para fora de férias, necessitam este mês de ser reorganizados. Havia que arranjar um sistema quanto às chaves e um horário de funcionamento que não perturbe o direito ao descanso dos vizinhos. Havia ainda que discutir as formalidades da formação da associação, de repensar a nossa relação com a comunicação social e de abordar a questão dos direitos de autoria sobre os trabalhos/actividades realizados/apresentados na ES.COL.A.

Foi portanto mais uma assembleia preenchida. Começou pelo horário de funcionamento. Concordámos em manter a decisão anterior de abrir o portão de manhã cedo, havendo ou não actividades, uma vez que o pátio soalheiro convida à ocupação e apropriação pela vizinhança, e encerrar as actividades às 22h, sendo que as mais barulhentas (incluindo o futebol) devem terminar às 20h. Para que isso seja possível, dois vizinhos que fazem parte do colectivo terão uma cópia das chaves, sendo também entregue, brevemente, uma cópia a cada grupo de trabalho.

No âmbito das actividades e da reorganização dos diferentes grupos, foi identificada a necessidade de desemparedar a cozinha e a oficina, espaços que a Câmara ignorou e que são imprescindíveis ao bom funcionamento da ES.COL.A. Combinou-se também o transporte dos materiais que ainda falta trazer de volta e fomos informados da possibilidade de cedência de plantas para o jardim.

A questão dos direitos de autor suscitou discussão, que, por decisão da assembleia, continuará num debate aberto sobre o tema, que muitos de nós não dominamos, a organizar brevemente pelo grupo de princípios. O geral das opiniões, no entanto, foi no sentido da cedência de todos os trabalhos executados na ES.COL.A ao colectivo e a não autorização da comercialização de imagens, vídeos ou trabalhos produzidos, tanto quanto nos for possível controlar.

Quanto à formalização da associação, dois elementos do colectivo comprometeram-se a iniciar o processo burocrático sem mais demoras, para que possamos cumprir o prazo acordado com a Câmara. Quanto à comunicação social, acordámos, pelo menos até Setembro e enquanto a ES.COL.A está em processo de reorganização, não autorizar reportagens no espaço, devendo a assembleia reequacionar a decisão depois de Agosto.

A próxima assembleia ficou marcada para 3ª feira, 9 de Agosto, às 18h30.

Sem comentários: