domingo, 15 de maio de 2011

princípios e funcionamento


Criar um espaço autónomo, autogestionado, livre, não discriminatório, não comercial e aberto a diferentes actividades foram premissas que orientaram o projecto Es.Col.A. Daí chamar-se Espaço Colectivo Autogestionado do Alto da Fontinha. Nasceu com o bairro e para o bairro, com a comunidade e para a comunidade.

Com o desenrolar do projecto, e no seguimento das assembleias semanais, a Es.Col.A confirmou-se como estrutura horizontal, livre de hierarquias, inclusiva, apartidária, transparente e aberta, quer internamente quer para o exterior, disponibilizando informação, no bairro e na internet, sobre o seu funcionamento e actividades, incluindo resumo das assembleias e fotografias.

Consciente de que reabilitar, reutilizar e reciclar são a melhor forma de enfrentar a sociedade de consumo e de lutar por um mundo mais justo, desde o início que o projecto perseguiu esse caminho, reabilitando e reutilizando um edifício devoluto, num processo de autoconstrução, reciclando materiais, equipamentos e recursos, com águas pluviais a serem reaproveitadas para descarga de sanita e rega de uma horta comunitária que não teve tempo de se desenvolver. Entre os seus princípios constam a não promoção de consumo de produtos de origem animal, com intenção de incentivar o vegetarianismo através de informação, jantares vegetarianos e debates.

Funciona por autogestão, com decisões tomadas por consenso, procurando incluir todas as pessoas interessadas no projecto e não apenas os presentes em assembleia, com o objectivo de cuidar pelo bem-estar de toda a comunidade. Para facilitar o funcionamento, foram criados seis grupos de trabalho: Princípios do projecto, Infraestrutura, Logística, Jardim, Comunicação, Media. Estes grupos dispõem de autonomia para agir especificamente na sua área, seguindo os princípios da Es.Col.A e levando à assembleia assuntos que levantem dúvidas. Na sequência do despejo, os grupos coordenadores das tarefas relacionadas com infraestrutura e jardim ficaram em stand by.

O projecto Es.Col.A é um processo em permanente construção, dinamizado por novas ideias.

---------------
Auto-gestão é uma forma de organização colectiva sem chefias. Todos participam segundo uma estrutura horizontal, em igualdade de condições e responsabilidades, com livre acesso às informações sobre a estrutura em causa. Um grupo autogestionado é constituído por indivíduos associados livremente que se governam a si mesmos.

Consenso tem por base a ideia de que cada um deve ter total controlo sobre a sua vida, rejeitando que essas decisões estejam a cargo de um grupo restricto. As decisões por consenso promovem a participação activa e a criação de comunidades fortes. Constrói-se através do diálogo, assente no respeito mútuo e tendo como princípio a horizontalidade entre os semelhantes. Ajuda os grupos a definirem as suas necessidades, sem excluir as minorias. O objectivo de consenso é atingir uma decisão partilhada por todas as pessoas incluídas no processo.

O consenso é primordial na auto-gestão, ambos são pilares da democracia directa.

Sem comentários: