quarta-feira, 10 de agosto de 2011

retomando o rumo...


Resumo da 19ª assembleia, 9 de Agosto

Dia 9 de Agosto, pelas 18h45, começava a 19ª Assembleia da Es.Col.A do Alto da Fontinha. Cerca de 50 pessoas participaram na discussão à volta dos vários pontos de trabalho definidos. Desde questões mais pragmáticas do projecto, como as várias atividades que se pretendem implementar já em Agosto, a interacção com os media e ainda a finalização do processo e formalização da associação, até questões de carácter mais ideológico ou dos princípios norteadores do projecto, passando pelo normal e necessário balanço de uma semana de Es.Col.A após o regresso à escola, vários seriam os pontos sobre os quais teríamos de trabalhar.

Com uma ordem de trabalho preenchida, começou por se colocar à consideração dos presentes a questão do processo que conduziu ao regresso do Es.Col.A à escola, no intuito de se problematizar tanto o processo de obtenção da chave através de pressão directa na câmara, como o de se ter entrado na escola sem que essa chave tivesse ainda chegado. Após várias intervenções sobre o assunto, foi delegada no Grupo de Princípios uma discussão mais aprofundada sobre o tema, cujas conclusões serão oportunamente alvo de discussão em futuras assembleias, de forma a que o voluntarismo não se transforme em acção “sem mandato” da assembleia.

A questão seguinte prendia-se com o balanço do trabalho realizado durante uma semana, desde a restituição do edifício, o que para algumas opiniões que se fizeram ouvir estará a ser insuficiente, face ao reduzido movimento existente neste momento na escola. Por outro lado, foi lembrado por vários elementos, os diferentes trabalhos de beneficiação que têm vindo a ser realizados e que são indispensáveis às atividades que se pretende levar a cabo já neste mês de Agosto.

Nesse sentido, foi anunciado, por parte de representantes do grupo de Apoio Educativo e Formação Contínua, a realização, já a partir deste momento, às segundas e quartas-feiras, sempre pelas 18h, de atividades de Leitura colectiva e comentários de notícias da actualidade e Promoção da criatividade no desenho e na escrita, respectivamente. Outras propostas de actividades foram entretanto também apresentadas, estando para breve a divulgação de pormenores relacionados com as mesmas, nomeadamente um workshop de grafiti e stencil, e actividades relacionadas com Ecoescutismo e um acampamento para jovens.

No que diz respeito à interacção com os media foi reafirmado o processo de resposta às interpelações que têm vindo a ser efetuadas por parte de jornalistas, tendo sido reiterado que os pedidos para reportagens no interior da escola seriam reconsiderados a partir do momento em que o calendário de atividades esteja preenchido, o que deverá ocorrer em Setembro.

Entretanto, foi anunciada a constituição da associação – exigência da autarquia para a disponibilização do espaço – com o nome Centelha Radical (escolhido na lista de nomes disponíveis, porque não pode chamar-se Es.Col.A) e relatado o processo que levou à sua constituição, nomeadamente o tipo de associação, custos, etc.. A este último propósito foi iniciada uma recolha de fundos de forma informal no sentido de cobrir as despesas relacionadas com este processo, que ascendem já a 250 euros, o que num grupo informal de pessoas e num projecto sem quaisquer fins lucrativos é já em si uma fardo demasiado pesado com o qual, infelizmente, temos de conviver. Foram recolhidos 85,64 euros. Iniciada foi também a discussão relacionada com a constituição dos corpos sociais, o que nesta assembleia não ficou ainda totalmente definido.

Com o fim de serem angariados alguns fundos para a concretização dos projectos que estão a ser pensados e para a satisfação de encargos relacionados com a associação, foi consensuada a organização de um fim-de-semana em festa, entre os dias 26 e 28 de Agosto, com atividades a decorrer na escola da Fontinha, cujos pormenores e divulgação serão conhecidos nos próximos dias, através dos meios habitualmente utilizados pela Es.Col.A. Neste sentido, ficou acordada a interacção entre o grupo de Festas e de Comunicação.

Resultado da colaboração entre o grupo de Comunicação e de Infraestruturas, foi também decidida a instalação de um InfoPoint no espaço exterior da escola, como forma de divulgação de actividades no dia-a-dia. O grupo de Princípios agendou uma reunião para a próxima quarta-feira, pelas 18h na escola. Foi também marcada uma nova jornada de trabalhos de limpeza, reparação e pintura do edifício já no sábado, dia 13, a partir das 10h. Esta acção, emanando do grupo de Infraestruturas, requer a colaboração de todos quantos queiram juntar o seu esforço àquele que será necessário para a continuação dos trabalhos necessários, pelo que foi feito um apelo a todos.

Foi em clima de boa disposição e descontracção, e com o habitual “grito de guerra” que terminou mais uma concorrida assembleia da Es.Col.A, pelas 20h20, tendo ficado agendada uma próxima assembleia para terça-feira, dia 16, às 18h30, no pátio da escola.

Viva a Fontinha!

Sem comentários: