quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

cinema: a traição pela técnica + jantar


segunda, 30 janeiro 20h00 (seguido de jantar e conversa)

A traição pela Técnica - Um Retrato de Jacques Ellul (50'')
Françês, legendado em português, 1994

Jacques Ellul nasce de família pobre em Bordéus, em 1912, e morre em 1994 em Pessac, não muito longe do campus universitário onde ensinou quase toda a sua vida. Acompanhou e apoiou a revolução e a guerra civil de Espanha (1936/39). Participou na resistência ao nazismo.

Depois da libertação, numa França ocupada intelectualmente pelo comunismo e o existencialismo, Ellul, anti-fascista, mas também anti-totalitário, fica deslocado. Ecologista antes do tempo e crítico da ecologia política, envolve-se, juntamente com o seu amigo Charbonneau, em distintos movimentos a favor da Natureza.

Crítico de inspiração libertária da sociedade moderna, escreveu mais de cinquenta livros sobre todas as questões importantes da nossa época, antecipando-se a todas elas. Analisa particularmente a que para ele, e para nós, é a mais importante: a Técnica. Como Marx foi o analista do Capital, Ellul tornou-se no analista da Técnica.

O vídeo que vamos ver é uma entrevista em que Ellul fala do significado da Técnica e as suas implicações na organização social e na vida em geral.

Sem comentários: