Dia 10 de Janeiro, pelas 19h, reuniu-se mais uma vez a comunidade do Es.Col.A para mais uma assembleia onde se pretendia discutir alguns pontos importantes para o funcionamento do coletivo, bem como falar sobre as atividades a decorrer e propostas de novas atividades e projetos a desenvolver futuramente.
Com uma ordem de trabalho algo extensa, foi em clima de descontração que se iniciou a concorrida assembleia.
Começou-se por apresentar uma proposta de colaboração entre o Es.Col.A e o Espaço Musas com objetivo do aproveitamento de um talhão de terreno dedicado a permacultura a ser dinamizado pelos jovens da Fontinha e que visa a sensibilização das crianças e jovens para as questões ambientais e sustentabilidade ao mesmo tempo que permite contribuir com alguns géneros alimentícios para o abastecimento da cozinha popular instituída e a funcionar em pleno há já várias semanas. Nesse sentido foi reforçado o carater comunitário da cozinha que está disponível a qualquer pessoa ou grupo que pretenda utilizar as suas instalações para a sua dinamização, imbuído de espírito de comunidade que, de resto, abrange todas as restantes facilidades do edifício, inteiramente abertas à comunidade e a quem pretende nelas desenvolver projetos que enriqueçam o património de princípios defendidos pelo Es.Col.A.
Quanto às restantes atividades foi levantada a necessidade de se proceder a um trabalho de inventariação e catalogação do espólio da biblioteca, foi igualmente feita uma menção especial ao Projeto BikeKitchen que se ocupou na última semana da recuperação de velhas bicicletas doadas ao coletivo com o objetivo de as devolver à comunidade e renovar a sua utilidade. Os elementos de visita ao Es.Col.A, principais dinamizadores do BikeKitchen, entretanto já regressaram ao seu país, tendo deixando uma obra e um legado que deve merecer o máximo respeito e sobretudo deve ser acarinhado e continuado. Para tal, a ideia será manter o projeto a funcionar com membros locais com maior apetência e conhecimentos ao nível da bicicleta com alguma regularidade que permita a identificação da comunidade com as suas potencialidades. Não obstante, novidades sobre a atividade serão em breve divulgadas em maior pormenor, renovando-se o apelo a todos aqueles que vivem o amor às bicicletas e aos inúmeros curiosos para que apareçam no Es.Col.A para também poderem fazer parte deste importante projeto que se está a formar.
Um dos miúdos que frequenta o Es.Col.A manifestou a sua vontade em realizar um ciclo de cinema com a exibição de todos os filmes da saga Harry Potter.
Foi apresentada a hipótese de o Es.Col.A receber a doação de equipamento de cozinha da parte de simpatizantes do projecto.
No que respeita ao funcionamento das atividades já em curso, é convicção da assembleia que tem vindo tudo a funcionar de forma positiva e construtiva.
Neste sentido, foi apresentado o jantar temático realizado a 12 de Janeiro e dinamizado pelo grupo de apoio educativo.
De seguida passou-se para uma questão mais prática que tem que ver com a gestão do sistema de chaves do edifício, tendo ficado decidido que grosso modo todos aqueles que dinamizem atividades devem dispor de uma chave que permita o acesso ao interior do edifício.
Foi discutida a criação de uma rede de contatos dos membros do Es.Col.A, de forma a possibilitar uma comunicação o mais célere e abrangente possível perante eventuais necessidades.
Da proposta recebida por e-mail para a participação de elementos do Es.Col.A no encontro nacional de assembleias populares, realizado em Coimbra nos dias 13, 14 e 15 de Janeiro, foi colocada à disposição dos membros interessados na participação a informação necessário ao contacto com a organização.
2 comentários:
Olá:
Gostava de colocar duas questões:
1- dias da semana do ciclo de cinema e horário?
2- Quais os jovens que dinamizam o talhão da horta musas em permacukltura?
Obrigada, xana
Olá Xana,
para que as tuas questões possam ser respondidas, aparece lá no espaço.
Enviar um comentário