Alguns membros do grupo de apoio educativo do Es.Col.A deslocaram-se à
Escola da Ponte, fundada em 1976 na Vila das Aves, para conhecerem
melhor este projeto pedagógico. Durante a visita fomos acompanhad@s por
uma aluna que, para além de nos receber com simpatia, foi muito
prestável a explicar o funcionamento interno da Escola e a responder às
questões colocadas. Ao longo de uma hora foi possível constatar um
ambiente organizado, dinâmico e cooperativo, onde alun@s, professores/as
e funcionári@s agem de acordo com as suas responsabilidades.
Mas o que significa isto na prática? Um exemplo: na Escola da Ponte
@s alun@s definem o seu processo de aprendizagem, escolhendo os temas a
trabalhar e os momentos de avaliação, comprometendo-se a investigar para
adquirir as competências e a auxiliar @s colegas a alcançar os mesmos
objectivos. A autonomia e a entreajuda substituem a rigidez formal e a
pressão da competição.
Lá, @s alun@s formam grupos heterogéneos, não havendo classificação que @s distinga, nem estão agrupad@s ou distribuíd@s por turmas nem por anos de escolaridade. Em vez de salas de aula, existem espaços de trabalho, onde não existem lugares fixos. Do mesmo modo, não há um/a professor/a encarregad@ de uma turma ou orientador/a de um grupo, em vez disso, tod@s @s alun@s trabalham com tod@s @s orientadores/as educativo@s.
No início de cada ano lectivo @s alun@s são distribuíd@s pelos diversos grupos de responsabilidade, de forma a que tod@s estejam envolvidos diretamente na vivência solidária que este projeto tem vindo a fomentar ao longo dos anos. A escola reúne semanalmente em assembleia-geral onde tod@s dispõem dos mesmos direitos neste espaço de debate, discussão e decisão sobre os problemas da escola. Além do mais, a assembleia é aberta à população da vila.
Eis dois dos princípios fundadores que orientam a escola e tod@s que dela fazem parte:
“A intencionalidade educativa que serve de referencial ao projecto Fazer a Ponte orienta-se no sentido da formação de pessoas e cidadãos cada vez mais cultos, autónomos, responsáveis e solidários e democraticamente comprometidos na construção de um destino colectivo e de um projecto de sociedade que potenciem a afirmação das mais nobres e elevadas qualidades de cada ser humano.”
“A Escola não é uma mera soma de parceiros hieraticamente justapostos, recursos quase sempre precários e actividades ritualizadas – é uma formação social em interacção com o meio envolvente e outras formações sociais, em que permanentemente convergem processos de mudança desejada e reflectida.”
O grupo de apoio educativo do Es.Col.A partilha destes
princípios e encarou esta visita como uma aprendizagem para a
implementação de um projeto educativo mais construtivo e autónomo. E
como essa aprendizagem é constante, ficou em aberto a possibilidade de
novas interações, a começar com a realização de um jantar e conversa
no Es.Col.A com membros da Escola da Ponte.
2 comentários:
Uma escola inspiradora!!!
Deviam começar por aprender a escrever sem arrobas.
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