quinta-feira, 1 de setembro de 2011

resumo da 22ª assembleia


3ª feira, 30 de Agosto

Pelas 18h45 do dia 30 de Agosto começava a 22ª Assembleia da Es.Col.A. Desta vez, as cerca de 50 pessoas que participaram na discussão reuniram-se no refeitório do edifício e não ao ar livre, como tem vindo a ser habitual. Contingências do tempo, claro está.

Após o consenso inicial relativamente aos pontos incluídos na ordem de trabalhos, a discussão iniciou-se com um balanço da festa Oh Môre Baixa-mo Reiting. Festa proveitosa a todos os níveis. O mais importante foi conseguido, sendo de louvar a participação assídua da comunidade da Fontinha que, desta forma, abre as portas à concretização de novas festas na senda do sucesso por esta atingido. Noutro plano – claramente mais chato mas cuja importância, de forma pragmática, não pode ser negada – a nível financeiro a festa foi autosuficiente, tendo sido possível angariar fundos que serviram para cobrir algumas despesas relacionadas com o funcionamento do projecto que haviam sido já realizadas, como o valor da constituição da associação e outros materiais necessários à reabilitação do edifício.

Terminado o ponto relacionado com o balanço da festa, discutiram-se novas actividades a levar a cabo. Excelentes ideias foram aventadas, sendo notório o espírito positivo e entusiástico em que as mesmas foram sendo desfiladas, o que abre grandes perspectivas para a constituição de um “plano curricular” bastante preenchido em quantidade e qualidade!

As propostas transmitidas a esta assembleia passam pela criação de uma experiência teatral que promete não só animar o espaço da Fontinha mas também dotar os elementos desta comunidade de competências ao nível artístico e profissional, uma vez que a transmissão de conhecimentos não ficará apenas pela vertente teatral mas também será feita no plano da construção cenográfica, podendo constituir uma mais-valia para os jovens desta zona deprimida da cidade. Neste âmbito, foi também mostrada disponibilidade para uma actividade que, em colaboração com o grupo de apoio educativo, relacione a formação musical com a construção de instrumentos musicais. A proposta foi apresentada à assembleia através de email e alguém se disponibilizou para comunicar com a proponente a fim de serem prestadas todas as informações necessárias. Outras propostas foram apresentadas, a formação de um grupo de dança, que incluirá desde danças tradicionais até ao Hip Hop, e um grupo de produção musical.

Desta forma, começa a vislumbrar-se a possibilidade de um espectáculo, num futuro próximo, que poderá englobar estas várias actividades, como denominador comum da aprendizagem resultante das mesmas, o que naturalmente ainda será merecedor de discussão, quanto a todos os pormenores, entre os vários dinamizadores, elementos participantes e restante comunidade da Es.Col.A.

Outra possibilidade referida foi a criação de um laboratório de fotografia, tendo ficado em aberto a colaboração, neste ponto, entre Es.Col.A e Espaço Musas, que, como lembrado, está também a implementar o seu laboratório.

Muito importante, e ressalvado a determinado ponto, foi o carácter augestionário do projecto que, não fechando as portas à colaboração de qualquer um, implica a dinamização das várias actividades a cargo dos seus promotores.

Quanto à associação, foi redigida e assinada pelos membros que farão parte dos corpos sociais a acta a ser entregue nas finanças e segurança social com vista à formalização da dita, último passo necessário para a comunicação à autarquia que, por sua vez, e cumpridas que foram de nossa parte todas as obrigações impostas, deverá agora fazer chegar uma proposta de contrato para a cedência do espaço. Aguardemos, então, a proposta para sobre ela podermos reflectir.

No ponto de situação dos vários grupos de trabalho existentes foi mostrada disponibilidade para a marcação de uma reunião do Grupo de Apoio Educativo e Formação Contínua, tendo em vista a preparação do ano lectivo 2011/2012, que será agendada para data oportuna e comunicada atempadamente através dos canais habituais.

Levantou-se entretanto a questão do aspecto não comercial do projecto, tido, desde o início, como princípio basilar. Perante a necessidade manifestada de definir de forma rigorosa o seu cumprimento, foi marcada uma reunião alargada do grupo de Princípios para a próxima terça-feira, 6 de Setembro, às 18 horas, para a qual se apela à participação.

No que ao Grupo de Comunicação diz respeito foi reiterada a necessidade de uma maior participação nas suas actividades, uma vez que as competências e tarefas a cargo do grupo assim o exigem. A alimentação de conteúdos do InfoPoint é mais uma das tarefas a desenvolver, bem como a afixação, no quadro à entrada do edifício, de informação relativa a todos os grupos de trabalho, seus objectivos, elementos que os compõem, trabalhos em curso, etc., de forma a centralizar a informação e possibilitar a sua consulta por parte de elementos que não tenham possibilidade de acesso à informação através dos canais virtuais, como o blogue.

Como último ponto de discussão, falou-se do ruído, que por vezes pode inviabilizar a realização de determinadas actividades que carecem de silêncio, como, por exemplo, o Ioga – actividade que se realiza todas as segundas-feiras. Foi decidido afixar cartazes nesses dias, a alertar para a necessidade de silêncio.

Finalmente, foi consensuada a realização, de ora em diante, de assembleias quinzenais. A próxima foi agendada para o dia 13 de Setembro, terça-feira. Terminava assim a 22ª Assembleia da Es.Col.A da Fontinha, cujo futuro, em clara contradição com as nuvens no céu e a chuva com que este Verão nos tem vindo a presentear, avizinha-se risonho.

1 comentário:

Pedro Queirós disse...

Antes de mais gostaria de vos felicitar pelo projecto. Sou morador da baixa do Porto e acho que a vossa forma de acção é o que todos precisamos. Gostaria se possivel de receber por e-mail todas as vossas actividades (movimentoarteexpressao@gmail.com).
Não tenho muito tempo livre nem sei muito bem em que ajudar mas se vos interessar sou instrutor de karate e defesa pessoal, se estiverem interessados em uma oficina para as crianças é só falarmos e combinarmos. Grande abraço e força continuem.
Pedro Queirós