segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

dia da pedagogia libertária






14h00 Filme: Paideia:Escuela Libre - 15 anos de Educação Anti-Autoritario

16h00 Conversa sobre criação de um projecto educativo anti-autoritario

18h00 Concerto Agentx do Khaus (myspace.com/agentxdokhaus)

20h00 Jantar

21h30 Filme: Die Welle

Outras actividades acontecem sem hora marcada: serigrafia, pintura de mural, zine a4kids, etc.




10 de Dezembro vai ser mais um sábado repleto de actividades na Es.Col.A da Fontinha, desta vez dedicado à educação libertária.
A educação libertária privilegia a liberdade individual e o respeito mútuo, recusa a autoridade e a submissão hierárquica. Nesse sentido, nega e demonstra que os valores impostos pela educação pública, privada ou religiosa não são as únicas vias possíveis.
Em forma de conversas, de pinturas serigráficas e murais sobre o tema, e visualização do filme Paideia, escuela libre. 15 años de educación anti-autoritaria, vamos conhecer formas alternativas de aprender e perceber como o papel da educação pode ser a transformação do indivíduo e por consequência da sociedade, com princípios assentes na autogestão, no anti-autoritarismo e na educação integral.

Vai ser dia e noite e diz que vai ser espectacular e tudo!

Paideia:Escuela Libre - 15 anos de Educação Anti-Autoritario
1993, em castelhano, 56'

Vídeo produzido pela Escola Livre Paideia, em 1993, em que celebra seu 15º aniversário e narra suas experiências e métodos de ensino durante seus primeiros anos.




Die Welle, de Dennis Gansel
2008, Alemanha, 108'
Rainer Wenger é um daqueles professores modernos de que todos os alunos gostam, a sua informalidade tornando-o preferido face a outros professores mais tradicionais. Ele mede a sua eficácia como professor por essa admiração. No projecto semanal que ele deve desenvolver com uma turma, calha-lhe a temática da ‘Autocracia’, quando ele tinha expressado a sua preferência pela ‘Anarquia’, um assunto que ele viveu na pele na sua juventude.


1 comentário:

Anónimo disse...

Paideia:Escuela Libre - 15 anos de Educação Anti-Autoritario - Que escola tão pouco inclusiva essa. Não deve ser realmente o que diz ser. Parece um hospital com as paredes todas brancas. Nem um mural com o A de anarquia tem.