segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

resumo 28ª assembleia


A assembleia de 22 de Novembro foi marcada, mais uma vez, pela falta de afluência de participantes, tendo-se reunido cerca de 10 pessoas para discutir a ordem de trabalhos:
  1. Balanço e propostas de actividades
  2. Linguagem a usar
  3. Folha de notícias
  4. Caixa para dinheiro
  5. Arrumação da cozinha e cantina no Domingo
  6. Próxima assembleia temática
Começou-se pelo balanço das atividades realizadas na última quinzena. Em relação à oficina de vídeo, houve a participação intermitente de 7 crianças, e nem sempre foi possível organizar as coisas da melhor maneira, mas o balanço geral é positivo (já que se realizaram vários trabalhos). Os vídeos realizados já estão editados mas não divulgados. Uma das ideias passa por apresentá-los numa sessão de cinema comunitário. Alertou-se para a lacuna na sensibilização das crianças para o facto de o Es.Col.A ser um espaço autogestionado, com responsabilidades, e não apenas um sítio onde se fazem os trabalhos de casa e se passa o tempo livre.
Quanto ao xadrez, verifica-se que há muito poucos participantes, apesar de já ter sido feita divulgação. Será necessário ver que estratégia tomar, se se mantém a actividade e de que forma.
Relativamente ao apoio educativo, houve a sugestão de se refletir sobre um funcionamento diferente, aplicando-se uma prática pedagógica em que os próprios alunos participem.
Relataram-se situações que têm acontecido no Es.Col.A, nomeadamente o desaparecimento da bicicleta de um dos participantes da oficina de vídeo e a visita de sete polícias ao espaço. Foi ainda referido que o dinheiro dos jantares comunitários tem paradeiro incerto, não se sabe quem o guardou ou se foi roubado, tendo sido sugerido comprar-se uma caixa fechada para a recolha desse mesmo dinheiro.
Discutiu-se também a proposta de limpar a cozinha no domingo, pois não tem estado nas melhores condições. No entanto, a cozinha já tinha sido limpa esta semana e colocou-se a questão de ser ou não necessário marcar este tipo de tarefas, quando devia ser um trabalho diário. Referiu-se que numa assembleia anterior já se tinha falado de horários de limpeza e de obras (Terças-feiras e Domingos, respetivamente). No final, aceitou-se que se podiam marcar estas sessões de limpeza mas que devia ser um trabalho a não ser descurado no dia-a-dia. Em relação à limpeza da cozinha, também seria importante dialogar com as pessoas que orientam mais este espaço do Es.Col.A.
A assembleia continuou com a discussão sobre a última assembleia temática, onde só estiveram sete pessoas, não tendo havido ninguém para introduzir o tema. O resultado final foi pouco produtivo: não havia gente suficiente para discutir o tema e também houve dificuldades em focar qual era a discussão. Seria importante criar pontos de orientação para criar um projecto comum, pegar no tema e ver como colocar em prática a prossecução dos objectivos do Es.Col.A.
De seguida, discutiu-se a proposta de acabar com a lista de discussão por e-mail. As razões para esta proposta prendem-se com o facto de não se saber quem tem acesso à informação veiculada, incluindo problemas internos. Seria importante saber quem acede a esta lista. Foi também levantada a questão da sua verdadeira utilidade, pois ultimamente tem dado azo a conversas impessoais, que deviam ser discutidas presencialmente e não virtualmente. Falou-se também da possibilidade de se interpretar de diferentes maneiras o que é escrito e da tendência das pessoas levarem a discussão para um ponto de vista muito pessoal. Por outro lado, realçou-se que este é um meio de participar no Es.Col.A para as pessoas que não podem ir aparecendo pessoalmente.
Chegou-se à conclusão de que é útil existir esta lista de discussão mas que também tem muitos aspectos negativos. Apelou-se nesta assembleia para o uso consciente da lista, com bom senso. Ficou de se colocar um “disclaimer” com esse apelo e com o aviso que as opiniões expressadas são pessoais e não representam o Es.Col.A.
Foi dada a conhecer a vontade do grupo de pedagogia anti-autoritária do Gato Vadio em realizar uma reunião no Es.Col.A e uma possível associação à proposta de um ciclo de cinema com essa temática (que será divulgado logo que houver programa definido). Como tinham pedido para o Es.Col.A propor uma data para essa reunião, foi falado que seria bom realizar-se a 10 de Dezembro, pelas 16h, pois é a data em se que haverão actividades subordinadas ao dia da pedagogia libertária.
O ponto seguinte da ordem de trabalhos, sobre as tensões existentes no Es.Col.A, vem no seguimento da necessidade de reflectir sobre a fragilidade do projecto e o clima tenso que se fez sentir, principalmente pelas mensagens trocadas na lista de discussão. Para poder haver equilíbrio, é preciso tentar gerir as questões com que o grupo se vai deparando. Verifica-se uma desmotivação para vir às assembleias, há questões como a divergência de opinião sobre os símbolos que apareceram no espaço, entre outros problemas. Parece ficar a sensação que as pessoas não os querem resolver! Estas situações acabam por afastar terceiros do projecto, pois não estão interessados em determinados conflitos que se mantêm.
É certo que há um desgaste natural mas tem de se persistir. Para tentar clarificar alguns assuntos, sugeriu-se que a assembleia temática seguinte poderia centrar-se nos problemas com que o Es.Col.A se tem deparado, e o objectivo é que funcione como uma conversa entre todos para encontrar soluções para as questões que incomodam cada pessoa.
Também se falou da importância de divulgar bem as actividades de Dezembro, para mostrar que o Es.Col.A continua ativo.
Sobre o ponto referente à questão da linguagem a utilizar no Es.Col.A (ortografia, linguagem inclusiva, questões formais) pareceu consensual utilizar uma linguagem inclusiva, embora não seja de carácter obrigatório. Será agora importante reflectir de que forma é que se concretizará, de forma a eliminar as questões de dominância na expressão linguística.
Em relação ao novo acordo ortográfico, foi referido que as crianças já o utilizam nas escolas, pelo que é aconselhável utilizá-lo quando se trabalha com elas e também nos textos publicados pelo Es.Col.A.
Quanto à questão de se dizer “o” Es.Col.A. ou “a” Es.Col.A, não se chegou a nenhuma conclusão, sendo um assunto que deveria ser discutido por um número mais abrangente de pessoas.
No ponto relativo à folha de notícias, falou-se da periodicidade (se continua quinzenal ou se passaria a mensal). Chegou-se à conclusão de que se deve continuar a dar autonomia às pessoas que a elaboram, havendo sempre abertura para sugestões. Assim sendo, foi sugerido: uma alteração de formato (para A4 ou em A3 que desse para dividir o conteúdo segundo as dobras feitas na folha); que em Dezembro poderia continuar a ser quinzenal e, caso achassem pertinente, alterar depois para mensal; que se fizessem mais flyers para divulgar as novas atividades em vez de se divulgar só na folha de notícias; que a distribuição no bairro seja feita nos pontos mais estratégicos (lojas, cafés, …) e não tanto porta-a-porta e alargada a outros pontos da cidade (distribuição alargada).
No seguimento de se falar da distribuição alargada, sugeriu-se ainda que seria bom trazer mais gente para o ES.Col.A, seja em visitas pontuais ou até para uma possível colaboração no projeto.
No final, foram abordadas duas questões: uma relacionada com os princípios do projeto, que tem a ver com a compra de alimentos de empresas capitalistas para utilizar na cozinha. Concordou-se que devia haver esse cuidado mas, mais que haver esse controlo, deve haver sim uma divulgação de informação relacionada com esse tópico. A outra questão ficou em jeito de sugestão, que seria colocar na entrada uma mensagem dirigida às entradas indesejáveis no espaço, à boa maneira dos típicos azulejos portugueses.
Terminou-se esta assembleia com a escolha final do tema da próxima assembleia temática, que, como sugerido anteriormente, se centrará nos problemas que têm vindo a afectar o projecto.

Sem comentários: