domingo, 15 de maio de 2011

a ES.COL.A vai à assembleia municipal do Porto


Amanhã à noite, 2ª feira, 16 de Maio, é dia de Assembleia Municipal do Porto. Na ala do público tomarão assento representantes da ES.COL.A e moradores da Fontinha, com o propósito de defender a manutenção do ESpaço COLectivo Autogestionado no Alto da Fontinha.

No exterior, nas traseiras do edifício da câmara municipal, estarão todos os outros que apoiam o projecto. Os Ritmos de Resistência soarão no bairro da Fontinha pouco depois das 19h30, para acompanhar os moradores Bonjardim abaixo. A cicloficina, o hacklaviva e o atelier de desenho (actividades da Es.Col.A) já confirmaram presença na Praça da Trindade. Talvez apareçam os palhaços que há duas semanas proporcionaram uma oficina de clowns. O xadrez, que não chegou a ter essa oportunidade, leva o tabuleiro e as peças e gente disponível para o ensinar a jogar.

Traz outros jogos, ideias para a Es.Col.A que não tiveram tempo de ser apresentadas, música, cartazes... o que achares por bem. E traz humor, não vá os palhaços não aparecem. Ah: e traz outro amigo também!

4 comentários:

Anónimo disse...

o movimento autónomo social é superior a qualquer opressão do sistema desprovido de orgulho e vazio de liberdade e solidariedade. Ocupem o espaço de novo. E convoquem manifestações em solidariedade ao movimento e contra o terrorismo de estado.

Gostava de saber a motivação politica cara da ocupação. Penso que é um ponto importante de partida, criador de uma identidade com que os restantes se possam identificar e aprender.

A resistência cresce quando não é largada da mão.

Anónimo disse...

Esta escola está ligada a algum partido politico?

EsColA disse...

Não! A EsColA é um projecto apartidário.

Francisco Vasconcelos disse...

escrevi esta nota no facebook e decidi partilhar aqui:
http://www.facebook.com/notes/francisco-vasconcelos-fotografia/escola/10150599518560096


A ES.COL.A, era um espaço criado por um movimento okupa, onde o seu principal era devolver os espaços mortos e abandonados às comunidades. Este movimento tem surgido em diversos países e tem recebido apoio e inclusive tem sido aplaudidas as suas acções. Este movimento em particular, surgiu na escola da Fontinha, no Porto, uma escola fechada por um ministério da educação, devido a uma melhor gestão financeira, (dizem eles). O que há a perceber é que a ocupação da escola, teve o objectivo de a renovar e restituir um espaço que previa abandonar, um património do estado, que foi construído com dinheiros públicos e dinheiro esse que não deveria ser ditado ao abandono, para uma melhor gestão financeira ... Este movimento cívico, de cidadãos de diversos países, apenas tem como base o sentido de união e comunidade, o que é meu é teu. Estes valores morais, são o que permitem a estes cidadãos fazerem de tudo para tornar a vida do dia-a-dia mais suportável para as comunidades onde se integram, criam CULTURA; passam ........