terça-feira, 10 de maio de 2011

...e a ordem de despejo chegou sem diálogo


A Câmara Municipal do Porto encerrou a ES.COL.A. Exactamente um mês após a ocupação deste espaço público desprezado. O edifício já foi emparedado.

Os agentes policiais apareceram pelas 07h30 e, sem qualquer disponibilidade para o diálogo, ordenaram saída imediata aos ocupantes da ES.COL.A. Encontravam-se lá dentro oito pessoas, que resistiram à ordem de despejo de forma pacífica, numa atitude de desobediência civil não violenta. Algumas conseguiram subir para o telhado, para atrasar a concretização do despejo e para permitir a mediatização da operação, que acabou por demorar cerca de duas horas.

Eram 9h30 e os oito ocupantes seguiam na carrinha policial, rumo ao Comando Metropolitano do Porto. Dois foram agredidos pelos agentes durante a operação de despejo, um dos quais foi assistido no Hospital de S. João.

Os detidos foram libertados ao fim da manhã. A polícia apreendeu um cartão de memória com imagens da operação, que, segundo informações, seguirá para o DIAP.

Das mochilas que estavam na ES.COL.A, pertença dos detidos, desapareceram dois discos externos, uma máquina fotográfica e um computador portátil.


5 comentários:

Anónimo disse...

mais uma vergonha!!! e o pior é que já não surpreende ninguém...
contem comigo para as próximas acções!

tudo de bom
catarina

Anónimo disse...

sugeria partilhar o caso o mais possivel nos media e uma manifestaçao na camara do porto a mostrar o descontentamento com o desfecho deste caso sem principios alguns da parte da policia tal como falta de respeito pelo projecto e seus criadores e apoiantes. mesmo que a manifestação nao chegue a lado nenhum, quanto mais tempo que puderem aguentar em frente a camara melhor. divulgar o sucedido com pequenos flyers, e abancar ate' que alguem da camara fale com voces. e' vergonhoso mas como toda a gente ja sabe este pais e' de terceiro mundo apesar de ter algumas pessoas com capacidades para liderar primeiros mundos mas enfim. os meus parabens por nao desistirem e tentarem lutar contra esses tristes autoritarios sem coraçao nem felicidade, autenticos escravos do sistema.

Aninha disse...

É tão triste isto ser um país de interesses e de "empalados culturais"! Por isso é que somos tão atrasados. Enfim. Resta-me dizer que vocês são LINDOS! Bom era sermos todos assim :)

M. disse...

Que vergonha!!!

Anónimo disse...

Força! Ganharam de qualquer forma, ao ter o apoio massivo da população local! alguma semente deixaram. OKUPA e RESISTE!