quinta-feira, 26 de maio de 2011

merenda autogestionada da fontinha


Sexta-feira, 27 de Maio

A partir das 18h30, vamos ter musiquinha e mesas no Largo da Fontinha. Lá mais para a noite, teremos projector e, tudo o indica, umas filmagens de há 15 anos, com os que eram, então, os putos do Bairro do Leal.

Tudo o resto terá que ser trazido por ti, tipo filmagens e fotos (em formato digital) da manifestação em frente à câmara do Porto, no dia 16, e/ou das actividades que têm decorrido no Largo da Fontinha, comida (lembra-te que há vegetarianos), bebida, violas, concertinas, vontade de cantar, comer, jogos...

Não há limite de idades, nem para baixo nem para cima. Se tiveres problemas em sentar-te no chão, traz caderinha.

3 comentários:

Anónimo disse...

Pois é acho tudo muito bonito, o que defendem é fantástico, actividades para as criancinhas e idosos e isso tudo. Mas na verdade começo a duvidar das vossas intenções quando fazem festas até á 1h da manhã e se esquecem que impedem crianças e idosos (e outros é claro, que como eu trabalham ao sábado)de poderem descansar com o barulho das vossas festas. Penso como morador do largo da fontinha que ou alteram os vossos horários de comes e bebes ou começam a perder toda a razão da vossa luta. Não esqueçam o respeito pelos outros, caso contrário nada faz sentido.

Quica disse...

Boa tarde

Há qualquer coisa no 1º comentário da merenda de sexta feira passada que não me parece estar correcto e que eu, como moradora a área e frequentadora desse "jantar" devo corrigir.
Todas as merendas que se fazem acabam às 22h30. Depois das quais, procuramos no minimo de barulho, recolher o lixo, limpar o espaço e retirar os acessórios. Na Sexta feira passada, dedicámos o bocado da noite, a mostrar fotografias com 30 anos, da Fontinha e dos seus moradores.
Não sei se o meu amigo já se apercebeu que um dos nossos objectivos é voltar a dar vida à Fontinha que já foi um local alegre, simpático e cheio de vida. As nossas merenda e não jantares, pois são constituidas pelo pouco que cada um de nós leva, são abertas a TODA a comunidade e com todos repartimos Pão e alegria.Sinta-se à vontade para aparecer na próxima, que acabará à hora do costume, ou seja 22h30. Venha conversar, ouvir música, comer pão caseiro com 8 dias, ouvir o que os seus vizinhos esperam que nós ajudemos a fazer e porque não...ajudar a concretizar algumas actividades. Mas já sabe. Acabará às 22h30 e não à 1 da manhã.
Um abraço

Johan Diels disse...

Caro Anónimo, Cara Quica,

Primeiro é preciso de corigir a quica. Defacto a merenda na sexta-feira acabou mais tarde que previsto. Posso confirmar isto porque estive lá até o fim. Acho que a gente saiu do largo por volta de meia noite e meia e admito que se calhar não foi o mais silencioso que a gente podia ter estada.

Agora, dirigindo-me ao anónimo, pode ter a certeza que toda a gente, envolvida (entre quais cada vez mais moradores) na Es.Col.A e nas suas actividades têm as melhores intenções. E essas intenções incluem também trabalhar com jovens e pessoas de mais idade, faixas etárias muito esquecidas, de facto, no bairro da Fontinha. Por isso, se calhar muitos decidiram viver noutro sítio. Tendo em conta as nossas intenções, é sempre possível que surjam mal-entendidos e diferenças de opiniões.

Como a transparância é um valor intrínseco ao projecto Es.Col.A, é óbvia a publicação do seu importante comentário no blog. Como o seu comentário é anónimo, não tenho outros meios para lhe responder se não aqui no blog.

Gostava de apontar um exemplo parecido com essa situação. Na altura da ocupação da Es.Col.A houve uma queixa sobre o barulho que as crianças faziam a jogar futebol, da parte de um vizinho acamado. A queixa foi transmitida pela esposa, com quem falamos pessoalmente, e o assunto foi colocado numa assembleia da Es.Col.A. Assim chegámos ao acordo de limitar o horário de futebol entre 6 e 8 da tarde, decisão que foi respeitada a partir daí.

Idealmente, gostávamos de o convidar para uma assembleia da Es.Col.A, que tem exactemente essa função (entre outras) de resolver problemas como o que indicou. Caso não possa ou não queira participar numa assembleia, sugiro que procure falar pessoalmente com alguma(s) da(s) pessoa(s) da Es.Col.A. Temos até um grupo a fazer o levantamento das necessidades e aspirações dos moradores da Fontinha. Vemos isto com uma maneira de envolver os moradores nas actividades e funcionamente da Es.Col.A. Essa(s) pessoa(s) poderá/iam representar o seu ponto de visto na assembleia. Mas, no fundo, acreditamos que cada um de nós é o melhor representante de si próprio.
Por isso, por favor, fale connosco (no Largo da Fontinha ou escrevendo um email para es.col.a.da.fontinha@gmail.com e assim podermos combinar um encontro). Eu, pelo menos, tenho confiança que vamos conseguir chegar a um acordo! Através do seu comentário fiquei mais sensibilizada a questão de barulho a noite. Por isso, sem ou com a sua presença, levantarei o assunto na próxima assembleia no dia 13 de Junho para reflecção.

Com os melhores cumprimentos,
Johan Diels