domingo, 19 de fevereiro de 2012

resumo da 34ª assembleia


A 34ª assembleia, dia 14 de fevereiro, foi bastante concorrida e, apesar de extensa, caracterizou-se pela objetividade dos assuntos abordados e das estratégias definidas.

A discussão iniciou-se com a apresentação das novas propostas. No âmbito do projeto de final de curso, um aluno da escola artística Soares dos Reis propôs produzir um filme de ficção sobre o Es.Col.A, e colaborar também na produção do documentário acerca da história do Es.Col.A. e no registo fotográfico das atividades. Ficou marcada uma oficina de manufatura de sabão e detergentes ecológicos/naturais para a tarde de 3 de março. Haverá uma semana dedicada à capoeira com datas ainda a definir. A associação sem fins lucrativos CulturDoc manifestou a sua solidariedade com o Es.Col.A e disponibilizou-se para ceder material e ajudar nas filmagens. A associação Crescer-Ser, que tinha enviado uma proposta de colaboração, não esteve presente, mas ficou decidido que se responderia ao seu apelo referindo a disponibilidade do Es.Col.A em contribuir no que estiver ao seu alcance. Outras possibilidades são uma oficina de teatro para crianças e jovens e intervenções musicais.

A assembleia popular também ficou agendada para dia 3 de março às 16h, no pátio do Es.Col.A. Haverá merenda para saciar as mentes efervescentes.

Findas estas apresentações, prosseguiu-se com a leitura da proposta de carta aberta. Após serem sugeridas algumas alterações, ficou combinado que os interessados juntar-se-iam no final da assembleia para ultimar a versão final.

De seguida falou-se na definição das estratégias a usar, tendo em vista a continuidade do projeto. Dessa conversa resultaram as seguintes ideias: criação de uma fototeca do Es.Col.A; arranjo musical do hino do Es.Col.A. da Fontinha; atividades de serigrafia; mural a ilustrar a história do Es.Col.A; mobilização do bairro e incentivo às expressões de solidariedade; circulação de uma petição; divulgação da carta aberta; festejos de Carnaval com desfile no dia 20 de Fevereiro. Outras opções serão ainda consideradas.

De forma a consolidar as estratégias propostas, tornou-se necessário a formação de grupos. Alguns já existem mas necessitam de maior dinamização e coordenação. Outros serão formados de raiz, o que implica uma maior participação de todos os membros do coletivo.

Perante o contexto atual do Es.Col.A. foi novamente analisada a postura a adotar com os meios de comunicação corporativos. Após uma breve troca de ideias, decidiu-se, por consenso, manter a mesma estratégia de comunicação.

No final da assembleia, o coletivo reforçou as energias com uma bela refeição e começou a organizar-se com base no que tinha acabado de ser definido na assembleia.

Sem comentários: