quinta-feira, 19 de abril de 2012

Câmara do Porto despeja e destrói Es.Col.A


Depois do despejo, o recheio do EsColA foi destruído e o edifício emparedado, a mando da câmara municipal do Porto. 

A operação de despejo teve início cerca das 10h00, com a intervenção de grande força policial. Agentes encapuçados entraram no Es.Col.A, ultrpassando o gradeamento, derrubaram o mastro onde hasteava a bandeira de pirata e entraram no edifício. Vários outros agentes e dezenas de carrinhas da PSP e outros carros policiais bloquearam o acesso ao bairro. 

Ainda no exterior, foram detidos dois apoiantes do projecto, e, posteriormente, um terceiro. 

Entretanto, os ocupantes do edifício foram levados para o exterior pelas forças policiais, juntando-se às dezenas de pessoas que ali se concentravam. Juntos, num sit inn de resistência não violenta, tentaram impedir a saída dos carrinhas com os bens pilhados do Es.Col.A. O momento gerou bastante confusão, com registos de violência por parte das forças de intervenção. As carrinhas acabaram por passar, mantendo-se um cordão policial a bloquear o bairro. 

Entretanto, as cerca 150 pessoas presentes estiveram reunidas no Largo da Fontinha. A assembleia improvisada decidiu rumar até à esquadra do Heroísmo, em solidariedade com os três detidos que ali se encontravam, e que entretanto foram deslocados para a esquadra da Bela Vista, estando previsto que irão a julgamento ao início da tarde. 

O pessoal partiu depois até às traseiras da câmara municipal do Porto. O edifício camarário encontra-se gradeado e "protegido" por um cordão de agentes policiais.

Alegadamente por razões de segurança, uma vez que um dos apoiantes foi detido pela polícia após se regar com gasolina, a Polícia chamou os bombeiros para "limparem" o local. Os manifestantes rumaram para frente ao edifício da câmara municipal. O apoiante que se regou com gasolina estará neste momento a ser levado ao hospital, para ser lavado e será depois libertado, segundo fonte policial.

Encontram-se em frente à câmara cerca de de 200 pessoas. [15h00]

10 comentários:

Clara Jil disse...

Continuarão aí?
As pessoas querem saber onde se juntar a vocês depois do trabalho (19h).

Força!

Clara Jil disse...

Vocês pretendem continuar aí, nas traseiras da Câmara?
Onde nos podemos juntar a vocês às 19h?

Força!

Ófeigur disse...

Sinto tristeza, indignação e raiva. Temos se lutar, lutar e lutar para não nos deixarmos emparedar. Todo o meu afecto e solidariedade para vocês, companheiros1

José Diogo

Rasputine disse...

http://noticias.sapo.pt/nacional/artigo/camara-mandou-bombeiros-profissionais-sem-farda-e-de-cara-tapada-para-o-despejo-na-fontinha-associacao_14179303.html

Rasputine disse...

http://noticias.sapo.pt/nacional/artigo/camara-mandou-bombeiros-profissionais-sem-farda-e-de-cara-tapada-para-o-despejo-na-fontinha-associacao_14179303.html

Micaela Vale disse...

Força! A razão está do vosso lado, a população também! O vosso trabalho devia ser recompensado e não tratado desta forma!

Anónimo disse...

ah que piada... violencia por parte da policia.... e pela outra parte não?

Anónimo disse...

Desloquei-me à câmara do Porto, para me juntar aos protesto, no entanto a manifestação já se tinha dispersado ou movido de lugar. Gostaria de saber que acções têm mais programadas para expressar a indignação para com o término forçado do projecto.

Filipe

Anónimo disse...

Desloquei-me à câmara, no entanto a manifestação já se tinha dispersado ou mudado de lugar. Gostaria de saber que acções estão a ser programadas para expressar indignação para com o término forçado do projecto?

Anónimo disse...

Chega de merdas...há que pôr mãos ao pau e correr com este politicos de merda!!!