quinta-feira, 12 de abril de 2012

resumo 43ª assembleia


A assembleia focou-se em questões práticas e imediatas sobre o futuro do Es.Col.A. O primeiro assunto a ser discutido teve a ver com os desenvolvimentos dos diferentes grupos de trabalho. Neste aspecto há a destacar a criação de uma rede de contatos que envolve membros, simpatizantes, vizinhos, órgãos do comunicação social, entre outros, para ativar a maior mobilização possível aquando do despejo. Outros aspetos prendem-se com a gestão das disponibilidades de permanência no espaço e a organização de ações de defesa do mesmo.

Depois das atividades do último fim de semana impunha-se fazer um balanço da acampada. Como pontos positivos destacaram-se o número de pessoas presentes e a sua satisfação em conhecer melhor o Es.Col.A, brotando daí algumas ideias a serem aplicadas em breve noutros locais. A acampada também contribuiu bastante para extinguir as dívidas do coletivo. Por outro lado, o ambiente festivo provocou situações menos positivas, tais como uma menor participação em debates e conversas e algum incómodo com o barulho.
O primeiro aniversário do Es.Col.A celebra-se no dia 10 de Abril e a assembleia decidiu marcar a efeméride com um dia preenchido com uma acção de rua organizada pelo grupo de criação artística e oficinas de técnicas de resistência pacífica. No final todos estão convidados para mais um jantar comunitário com conversas sobre ocupação, refletindo sobre a história do Es.Col.A e o seu futuro.

No seguimento dos últimos contatos realizados com outros movimentos chegaram ao Es.Col.A convites para participar em diversos eventos. Assim, membros do Es.Col.A irão apresentar o projeto no Centro de Cultura Libertária e no Activar: Cidadanias para o século XXI, em Lisboa, na Desbunda Libertária, nas Caldas da Rainha, e na Feira do Livro Anarquista, em Lisboa.
As propostas de atividades apresentadas foram as seguintes: exposição de fotografia “Caçadores-Recolectores”, de Sofia Yu, com jantar e apresentação de documentário; oficina de reciclagem; jantar de angariação de fundos para o Es.Col.A no espaço Regueirão dos Anjos (RDA) em Lisboa, com conversa e filme, no dia 19 de Abril. Para finalizar, uma das pessoas presentes disponibilizou-se para colaborar na expansão da rede de contatos do Es.Col.A com movimentos internacionais.

5 comentários:

Luz disse...

Questãozinha:
Isto é suposto ser o quê? Uma acta?


Luz

Anónimo disse...

Curem-se!

Anónimo disse...

Era bom que a escola aprendesse a escrever "contactos". No geral, o uso dum pseudo novo acordo ortográfico não abona muito.

Violeta disse...

Cara Luz, sim... este documento pretende ser uma acta, ou resumo da assembleia. O Es.Col.A não tem nada a esconder e como tal tenta sempre colocar informação relativa ao que se debateu em assembleia, para que todos possam estar a(c)tualizados.
Com "c" ou sem "c" isso é uma questão menor! Tentaremos ser mais coerentes rela(c)tivamente a este assunto, que tanto dano pode causar na sociedade

Anónimo disse...

Porque é que não fizeram uma contra proposta à câmara?? (Se fizeram ou tiveram intenção de fazer, gostava de saber, não estou a par). Estou solidário. Força, não desistam. Infelizmente não estou em pt para poder apoiar.