domingo, 29 de abril de 2012

segunda-feira o Es.Col.A. vai à câmara


segunda-feira, 30 de Abril


18h30 - início da concentração à porta da CMP
18h45 - Yoga
19h00 - Teatro
21h00 - Assembleia Municipal (inscrição prévia a partir das 12h no gab. munícipe)

durante o resto do fim de tarde, outras surpresas...

Em dia de Assembleia Municipal, o Es.Col.A. desloca-se até à CMP para denunciar a actuação das autoridades e todo o processo que culminou com o abandono propositado do edifício da escola primária do Alto da Fontinha.
A concentração na Câmara Municipal vai ainda contar com a realização de algumas das atividades que normalmente aconteciam no espaço Es.Col.A. e que mesmo após os despejos se continuam a realizar devido à vontade de todos os participantes.

É importante também informar que qualquer munícipe da cidade do Porto pode assistir e participar com uma intervenção na assembleia municipal mediante inscrição prévia no gabinete do munícipe a partir das 12h de segunda.

Queixa a apresentar no gabinete do munícipe (horário de funcionamento disponível aqui):
"Eu, (nome), munícipe da cidade do Porto (morada), venho por este meio reclamar a iniciativa da autarquia em despejar o projeto Es.Col.A, projeto de elevado valor cultural e social, e à violência aplicada durante todo o processo." (aberto a reformulações)

15 comentários:

Anónimo disse...

Não vou poder participar, mas desejo que esteja com vocês toda a força de quem tem razão e de quem está a dar um exemplo de cidadania.

è licito exigirem pelo trabalho demonstrado até agora junto da população, um novo espaço para a realização das actividades no minimo com as mesmas condições que possuiam anteriormente, caso a Câmara apresente justificações válidas para não disponibilizar a escola da fontinha.
Força aí!

Rui disse...

Olá

Eu sou veterinário e gostava de colaborar no vosso apoio educativo geral, talvez na área da biologia ou outra que achem útil.
Força
Rui

Gonçalo disse...

Olá.

Desde já quero felicitar-vos pelo projecto ES.COL.A.

Sou um grande admirador da vossa inconformidade pela situação e da causa em si.

Desconhecia totalmente a existência deste projecto antes da mediatização dos despejos e nos últimos dias tenho estado atento ao desenrolar dos acontecimentos.

Não só para felicitar, estou a contactar, para que me possam exlicar e/ou dar a minha sugestão acerca de um facto que não me deixa olhar para o vosso projecto de uma forma totalmente coerente.

Ao que me parece, a Es.Col.A. defende valores nobres relacionados com a educação, artes, convívio, reaproveitamento de espaços devolutos, etc... Vocês rejeitam o título de okupas, pois de facto são algo bastante mais do que isso.

Sabendo de tudo isto, suge-me então a grande interrogação. Porquê a bandeira pirata? Vocês são piratas? Vocês são saqueadores? Nesta luta pela posse da Es.Col.A., são voçês os "maus"? Não!!!

Os piratas, ladrões e corruptos estão do outro lado da batalha, julgo eu.

Acho que a "capa" que andam a vestir não se ajusta aos valores que defendem. E no meu humilde ponto de vista, acho que é um ponto a trabalhar. Aquela bandeira pirata não ajuda.

O projecto Es.Col.A. têm muito mais de bonito, do que um acto supostamente pirata.

Estou certo ou estou errado?

Espero ajudar com a minha opinião e espero não ser mal interpretado, pois definitivamente estou convosco. Mas caso esteja errado ajudem-me a perceber simbolismo pirata.

FORÇA!!!!!
Gonçalo

Hugo Rodrigues disse...

Eu sou técnico de informática e estou disponível para dar aulas de informática gratuitamente na Es.COL.A da Fontinha.
Eu antecipei-me e já fiz a minha reclamação!

Anónimo disse...

Caro Gonçalo:

Embora tenha seguido com bastante atenção o desenrolar do processo da Es.col.a, ao qual não me juntei porque os meus esforços se desenrolam noutros lugares, julgo poder responder à sua interrogação sobre a bandeira pirata. Imagine-se uns seculos atrás embarcado num navio e caído numa situação desesperada de quase escravatura sob o comando de algum nobre mentecapto e incluído numa tripulação forçada a amotinar-se. Sabe o que lhe aconteceria? Ver-se-ia obrigado a escolher entre a forca, se resolvesse regressar á "sociedade" depois do motim, ou tornar-se pirata. Os piratas não eram nem são "os maus", apenas gente geralmente de condição "humilde" sem vocação para ser escrava e que por força das circunstâncias se viu obrigada a defender a sua dignidade e a pagar a sua autonomia com o desterro forçado numa marginalidade fora da lei. Deve ter havido e deve haver piratas muito maus, como deve ter havido e haver alguns nobres comandantes de navio muito bons. Mas o termo pirata aplica-se ao que cai fora da lei instituída. Como o processo da fontinha demonstrou, se pirataria fosse sinónimo de maldade, crueza, e acção em proveito próprio com desprezo pelo proximo, a câmara do porto levava a palma a todos os piratas desta história. E como toda a História nos mostra, não basta à lei ser lei para ser justa e servir os interesses duma população. É preciso que seja mesmo justa e promulgada com intenções de servir a população e não os interesses da elite no poder.

Anónimo disse...

Uma curiosidade:

Como legitimam, por exemplo, a vossa intenção de dar apoio escolar, se nem sequer sabem escrever português correctamente?

Hugo disse...

Olá Gonçalo,

Antes do mais deixo claro que falo em nome pessoal e não do movimento Es.Col.A.

A bandeira pirata não passa de um símbolo, e para mim é até um símbolo bom, de resistência e oposição. Ora, se pensares os piratas viviam em comunidades não controladas pelos colonizadores europeus, e em certos casos até bastante progressistas (nos piores dos casos eram iguais às colónias das potências europeias). O facto de serem mal amados era por roubarem os barcos que traziam os saques feitos pelos colonizadores para as metrópoles. Não acredites que os habitantes dos países colonizados eram voluntários dóceis a trabalharem para os outros, que viajavam de Angola para o Brasil para buscar uma vida melhor ou que os produtos eram feitos por trocas comerciais justas com os habitantes locais. Ainda hoje a relação é bastante desigual, na altura era simplesmente exploração e saque. Os piratas estavam fora-da-lei, mas a lei nem sempre é justa.


Portanto os piratas eram ladrões que roubavam ladrões. E esses têm cem anos de perdão...

Depois essa ideia que passas de que os piratas são maus parece-me um preconceito de filme de Hollywood, não? Por exemplo, nos filmes de cowboys os índios são sempre maus, selvagens, implacáveis. Acreditas nisso? E hoje utilizar um símbolo índio é positivo ou negativo?

Espero ter ajudado a perceber alguma coisa.
Um abraço.
HS

é a vida disse...

Olá ao projecto Es.col.A!!!

Sugeria também que fossem ao facebook da CMP http://www.facebook.com/CamaraMunicipaldoPorto e sugerir que a câmara aceite o projecto Es.col.A como válido e que promova um acordo entre as partes sobre as condições da utilização dos espaço.

E já agora que a Es.col.A publique esse tipo de troca de documentos entre vós e a CMP no vosso blog ou no facebook, assim é tudo às claras e mais fácil entender o que as partes pretendem (porque não se entendem) e caso outro grupo de pessoas pretenda fazer o mesmo pode ser um incentivo ou um género de modo de encaminhar as coisas...

A melhor das sortes com o vosso projecto,

Cumprimentos, Teresa Guerreiro

libertalia69 disse...

Viva, tenho disponibilidade para colaborar em actividades de artes plásticas e em outros projectos com a comunidade.

libertalia69 disse...

Viva, penso que o Projecto da Escola da Fontinha, tem força para continuar.
Informo o colectivo que estou disponível para dinamizar actividades e projectos de de artes plásticas, também posso dar apoio a alunos em disciplinas na área das artes.

Anónimo disse...

Libertalia69 - melhor será entrares em contacto com o círculo de estudos artísticos (http://circulodeestudosartisticos.blogspot.pt/)

Anónimo disse...

Olá Teresa! Quase todos os documentos e contactos com a CMP estão documentados no blog. Aconselho-te a explorares um bocado o blog e se tiveres dúvidas podes sempre enviar para o email do Es.Col.A - escoladafontinha@gmail.com

Violeta disse...

Olá anónimo. Não vejo quais são os indícios que te levam a crer que não saibamos falar e escrever português. Se questionas tanto a credibilidade do projeto, vem até à Fontinha e comprova tu mesmo! É fácil criticar e nada fazer!
Violeta

Anónimo disse...

A 1a vez q entro na Es.col.A constatei a previligiada panoramica sobre a cidade...fazem se as proprias conclusoes apos a ausencia de apresentaçao do projecto q o funcionario Camarario Rui Rio, diz ter em vista para o Bairro : negociar o spot para construçao é uma possibilidade...e pairando essa ameaça, a acçao mais eficaz para a impedir será a criaçao de um referendo q reuna uma maioria de cidadaos do Porto a favor da Es col a, q lembre a Camara quem lhes paga e quem tem o direito de decidir o q é mais benefico e prioritario

Anónimo disse...

A 1a vez q entro na Es.col.A constatei a previligiada panoramica sobre a cidade...fazem se as proprias conclusoes apos a ausencia de apresentaçao do projecto q o funcionario Camarario Rui Rio, diz ter em vista para o Bairro : negociar o spot para construçao é uma possibilidade...e pairando essa ameaça, a acçao mais eficaz para a impedir será a criaçao de um referendo q reuna uma maioria de cidadaos do Porto a favor da Es col a, q lembre a Camara quem lhes paga e quem tem o direito de decidir o q é mais benefico e prioritario